quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Colheita do Dia e alguns arranjos

Bom dia! 
Hoje decidi sair de Lisboa e ir para Sintra ver a horta. Estava-me a fazer um bocado confusão estes dias todos sem rega e sem tratar diariamente a minha horta, como aconteceu durante quase todo o mês  de Julho e Agosto, mesmo sabendo que tinha chovido e que pairava uma névoa de humidade por Sintra.
A verdade é que fiquei bastante contente quando lá cheguei... 'apalpei' a terra e estava húmida e não com aquele aspecto seco e poeirento. As courgetes tinham crescido e apanhei logo duas. Os tomates cereja amadureceram e estavam pronto a serem colhidos...alguns..porque outros precisam de um pouco mais sol. As melancias cresceram a olhos vistos, eu bem sei que já se plantaram muito tarde e que até poderão não dar nada, mas eu confio que ainda irei comer melancia este ano e plantadas por mim. Em relação as melancias, tenho de fazer um trabalhinho que não fiz hoje por falta de tempo, mas se tudo correr bem este fim de semana faço. Tenho de cortar as pontas das plantas de 'melancieira' para fortalecer os frutos que nela existem em revés de fortalecer o aparecimento de mais....as que tenho são suficientes (+/- 6), e sinceramente prefiro que cresçam rápidas e saudáveis do que lentamente e ter uma quantidade delas.
Aproveitei também para pôr um pequeno suporte nos tomateiros que estavam um pouco caídos. Fui a um caniçal junto de casa e apanhei 3/4 canas (secas! pois se forem verdes, em três semanas estão a criar raiz) e enfiei na terra junto da base dos tomateiros (e da 'courgeteira', pois 3 courgetes decidiram crescer para o mesmo lado!). 
Também apanhei uns  4/5 morangos que estavam prontos para serem colhidos, não são muitos eu sei, mas dá sempre para juntar numa salada.
Agora deixo aqui umas fotografias e esperar pelo fim de semana para mais uma mãozinha na horta ( se houver tempo).
 
Coentros
  
Tomateiro com o suporte
  
Cougeteira também com um suporte e já sem duas courgetes que foram colhidas.
  
Melancia pequena, é assim que começa a aparecer
  
passados uns dias ficam assim, mais crescidas.
 
 Mais umas melancias, ainda mais crescidas.
Esta foi a colheita de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário