segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Inicio

Boa tarde.
Depois de ter percorrido inúmeros sites sobre o meu novo hobby (Agricultura Biológica), decidi também por relatar o desenvolvimento da minha horta. Além de ensinar alguma coisa (actualmente, duvido muito) a quem queria começar uma horta, neste momento conto mais com a vossa ajuda.
Antes de mais apresento-me: chamo-me Francisco Nobre tenho 26 anos e estou a finalizar o mestrado em Engenharia do Ambiente, estou neste momento a meio da tese (que consiste numa auditoria energética numa escola secundaria em Lisboa). Muitos de voçês iram pensar que por estar a tirar Eng. do Ambiente me fez suscitar o gosto pela agricultura, mas sinceramente não teve nada a ver com curso... quer dizer, a parte Biológica sim, a agricultura não.
Como os meus pais têm uma casa onde eu costumo passar todos os fins de semana em Sintra, e muitos dos fins de semana não faço nada (a não ser ver futebol), decidi porque não fazer uma horta? porque não poupar em alguns legumes e apostar na qualidade de um alimento?
Qual o valor de apanhar uma mão cheia de legumes (tratados por nós próprios) 10 minutos antes de uma refeição?
Sempre me suscitou algum interesse a agricultura, eu pelo menos tenho a experiência de antigamente os meus avós terem uma horta e fazerem programas com os netos para a apanha de tangerinas, maças, pêssegos, limões....era tudo um programão.
É por estas e muitas outras razões que decidi fazer uma horta...mas biológica. Não olhar para a terra como se fosse obrigada a nos dar o que quer que seja, mas sim olhar para ela como um bem como nós o somos. Quero evitar os químicos a todo o custo!
Tenho algumas noções sobre AB, pois tirei um mini curso no ISA (Instituto Superior de Agronomia) durante 2 meses, em que tínhamos aulas aos sábados de manha (de 15 em 15 dias) e tínhamos a vertente teórica na primeira hora e meia de aula e a vertente pratica na segunda hora e meia. Vou tentar seguir á riscar todos o pormenores que aprendi.

Vou tentar também num futuro próximo, publicar alguns documentos que me forneceram no curso e que pode ser do vosso interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário