segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Presente

Neste momento tenho 4 talhões na minha horta que entretanto fica entre as árvores de frutos dos meus pais. Parece um pouco desorganizado e confuso, mas depois de verem algumas fotografias vêem que não está tão mal assim.
Infelizmente vou ter que me desfazer do que ja foi feito até aqui, porque como tive em Sintra o verão inteiro, conseguia regar todos os dias. Agora, como estou em Lisboa e só volto durante o fim de semana, duvido que o que tenho plantado consiga sobreviver só com agua durante o fim de semana. É verdade que estamos a falar em plena serra de Sintra, onde existe um alto teor de humidade no ar, mas mesmo assim.... ponho as minhas duvidas e por isso mesmo terei de mudar a horta para outro lugar e montar um mini sistema de rega gota-a-gota....pelo menos esse é o meu objectivo.
Tudo o que foi feito até aqui foram meras experiências, plantei (e cheguei a colher algumas) courgetes, tomates, melancias, morangos, espinafres, coentros, salsa, manjericão e cenoura (só uma é que deu).
E digo experiências porque não tenho ideia (antes de alguma pesquisa na Internet) da época de plantação de certas horticulas. Os tomateiros estão a crescer (neste ultimo fim de semana estavam todos em flor); as melancias estão do tamanho de uma bola de ténis; os espinafres foram colhidos (alguns) para uma sopa que foi feita hoje, as courgetes estão 3 na calha para serem colhidas no próximo fim de semana; os coentros continuam a crescer bem como a cenoura.
Ao mesmo tempo fiz uma sementeira nas couvetes (que parece uma mini estufa) para mais tarde transplantar para o local definitivo, e por essa mesma razão quero despachar-me a arranjar um lugar e organizar todo o sistema de rega, mas não está fácil pois tenho um exame dia 19 fundamental para poder concluir o meu curso ( Analise Matemática III !!!).

Devo dizer apenas que consegui numa quinta ao pe de minha casa, onde existe um picadeiro e alguns cavalos, estrume de cavalo para ajudar á inserção de nutrientes na terra. E foi assim que foram feitos os talhões, cavei...cavei...cavei, até fazer um monte de 20 cm (+/-) com 2 metros de comprimento e meio metro de largura. Depois foi juntar uns 3 baldes de estrume (bem cortido) e remexer a terra toda até ficar bem uniforme (terra + estrume). Depois foi regar bem ao fim do dia e transplantar as culturas que tinha na sementeira para os talhões que foram feitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário